Como criar uma Holding Familiar: passo a passo

A Holding Familiar é uma forma de Planejamento Sucessório personalíssima e individualizada. É um trabalho de escuta, engenharia, planejamento e eficiência.

O trabalho tem que ser executado de forma estratégica, bem planejada com o foco de eliminar o medo e receio da Família, pois como não é uma forma muito conhecida de Planejamento Sucessória e apenas alguns profissionais estão habilitados a executar, tudo deve ser bem detalhado e explicado de forma clara.

A Holding Familiar como instrumento de Planejamento Sucessório do patrimônio da família visa entregar proteção, eficiência tributária e pacificação entre os herdeiros.

A economia no pagamento de impostos é um pilar importante desse trabalho, que utiliza a elisão fiscal (de forma lícita) para garantir esse benefício econômico para a família.

O primeiro passo é marcar uma Sessão de Viabilidade com a família para verificar se o sistema de Holding Familiar é a melhor forma de planejamento patrimonial e sucessória para aquela família. 

Durante a sessão de viabilidade o profissional vai verificar a presença de alguns requisitos essenciais e viáveis para constituição da Holding Familiar.

Sendo viável, o próximo passo é a elaboração de um croqui estrutural, uma espécie de planta baixa capaz de apresentar para a família o desenho de como o sistema irá funcionar, quais serão os custos e qual será a economia e eficiência tributária para transferência do patrimônio da família para os herdeiros, sem a necessidade de fazer inventário.

O último passo é a constituição do sistema propriamente dito, com abertura de uma ou mais empresas, que chamamos de célula, podendo ser apenas uma célula cofre ou uma célula cofre e uma operacional, dependendo a necessidade e realidade daquela família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *