Se você tem pelo menos um bem imóvel, seja ele um apartamento, uma casa, uma fazenda, um sítio, você precisa saber que é legalmente possível transferir seu Patrimônio 18x mais rápido para seus herdeiros.
Isso porque um inventário, em um cenário otimista leva cerca de 3 anos (36 meses) para ser concluído, momento em que o patrimônio enfim é transferido legalmente aos herdeiros.
Considerando que é legalmente possível transferir o Patrimônio por meio de Planejamento Sucessório por Holding Familiar em apenas 60 dias (2 meses) e sem precisar fazer Inventário. Isso mesmo, com Holding Familiar a transferência de bens é 18x mais rápida.
Essa forma de Planejamento Sucessório é capaz de entregar 3 transformações na vida da família Brasileira.
Primeiro: ELIMINA a necessidade de fazer inventário caro e moroso. Após o Planejamento Sucessório por Holding Familiar os bens já seguem direto para o domínio dos herdeiros.
Segundo: entrega um benefício tributário GIGANTESCO no pior momento possível, que é a morte do ente querido. Uma das piores coisas é ter que pagar uma fortuna a título de imposto sobre a herança por causa do falecimento do dono do imóvel.
Isso porque, na maioria das vezes, as famílias brasileiras possuem mais patrimônio do que capacidade financeira para pagar os custos do inventário, principalmente em relação ao alto valor dos impostos.
Terceiro: possibilita a PROTEÇÃO patrimonial. Protege o patrimônio da família de execuções por dívidas, de revés financeiro, crise econômica, ações trabalhistas. É uma espécie de “cofre” que guarda os bens de outra família.
Holding como forma de Planejamento Sucessório é mundialmente conhecida e utilizada em muitos países como Inglaterra e Estados Unidos. Por lá o imposto sobre a “morte” como são conhecidos chegam a 40% do patrimônio, ao passo que por aqui, por enquanto estamos em até 8% do patrimônio, mas já tem projeto de lei para aumentar para 20%. Mas isso é assunto para outro post.
Esse mecanismo de Planejamento Sucessório aqui no Brasil tem previsão legal nas Lei das Sociedades Anônimas desde 1976. Apesar disso é algo DESCONHECIDO pela família brasileira. Até pouco tempo, só tinham acesso à Holding os bilionários brasileiros, mas isso está mudando e vocês vão me ouvir falar muito sobre esse tema por aqui.